quinta-feira, 4 de junho de 2015

Evangelizar é muito mais que dizer "Jesus te ama"

Outro dia vi na internet um grupo de irmãos extremamente bem intencionados expondo num sinal de trânsito uma faixa que dizia: "Jesus te ama".

Muito legal ver a mobilização de crentes no desejo de evangelizar. O desejo desses irmãos em falar do amor de Deus é louvável. Todavia acredito que evangelizar seja bem mais do que dizer pra alguém que Jesus o ama.

Aliás, tem sido comum encontrarmos, irmãos, pastores e Igrejas evangelizando o perdido com a frase em questão. 

Ouso afirmar que uso deste jargão por parte de quem evangeliza, omite verdades indispensáveis a pregação do Evangelho. Ora, evangelizar não significa dizer para o incrédulo que Jesus o ama, aliás, evangelizar é muito mais do que isso, evangelizar é confrontar o homem em seus delitos e pecados, mostrando ao pecador que sem Cristo ele está condenado ao inferno. O problema é que numa sociedade hedonista o evangelho pregado por alguns precisa ser palatável, isto é, agradável aos aos homens, porém desprovido de verdades eternas.

Ao consultar as Escrituras percebemos que tanto João Batista, Jesus e os apóstolos ao pregarem o Evangelho não o faziam numa perspectiva humanista, onde o mais importante é o anuncio de um Deus "paz e amor" que tem por objetivo principal proporcionar ao homem satisfação em todas as áreas da vida. Muito pelo contrário, a Bíblia nos trás inúmeros textos em que os "pregadores" confrontam os homens em seus delitos e pecados chamando-os ao arrependimento. (Lc 13:03; At 26:20; Lc 24:47; At 3:19; II Pd 3:09; Mt 3:02, At 2:38; Mc 1:15; Mc 1:04; Mt 3:11; Lc 3:03; Lc 5:32; At 5:31; At 11:18; At 20:21)

Talvez ao ler esse texto você esteja dizendo consigo mesmo: "Ah! Mas, se a gente falar sobre pecado ninguém vai querer ir a igreja. Precisamos oferecer um "atrativo" especial para que os homens se interessem por Deus."

Pois é, de fato os homens não gostam de ouvir sobre o pecado e suas consequências. Na verdade, os homens preferem um deus cuja mensagem seja exclusivamente amorosa. Contudo, ainda que saibamos que Deus é amor, omitir a verdade inequívoca do juízo divino é pecar de forma efetiva contra a vontade revelada de Deus sobre o destino eterno dos homens que vivem na prática do pecado. 

Bem sei que não podemos e nem devemos esquecer a mensagem principal do evangelho que é o amor de Deus pelo pecador, todavia, Não devemos esquecer que o verdadeiro amor que vem de Deus, gera arrependimento de pecados,e como consequência, obediência a sua palavra.

Isto posto, ao evangelizar anuncie o evangelho pleno cuja notícia ultrapassa o uso do jargão "Jesus te ama." Pregue sobre o pecado, as consequências eternas dele, como também a verdade inquestionável que o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo morreu  numa Cruz para perdoar as transgressões de todo aquele que nele crê concedendo ao pecador vida eterna.

Pense nisso!

Renato Vargens

Nenhum comentário:

Postar um comentário